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Sustentabilidade. É preciso agir para transformar.

Marketing sustentável e seu papel nas empresas

Aumentar e manter sua fatia de mercado constitui apenas um dos inúmeros benefícios da implementação do marketing ambiental pelas empresas.
Considerando-se que todos os atributos de dois ou mais produtos de marcas concorrentes sejam semelhantes, seria possível dizer que aquela empresa com o atributo ou qualidade «ambiental» mais perceptível ao consumidor tem boas chances de ganhar sua preferência. Dessa forma, a qualidade ambiental de um produto pode, muitas vezes, servir como fator de desempate no processo de tomada de decisão de compra dos consumidores.
Sempre que o produto conseguir unir aspectos econômicos e ambientais em sua produção, comercialização e descarte, a empresa terá vantagens competitivas no mercado.

Estratégias e vantagens competitivas

Na estratégia de diferencial verde, a empresa procura verificar os atributos ambientais e sociais que são valorizados pelos consumidores. Para isso, precisa coordenar esforços de atividades de marketing ambiental associadas com ações que promovam maior valor ao consumidor, como desenvolvimento de uma marca verde, estabelecimento do marketing de relacionamento e busca de uma certificação.

Marketing e negócios

Marketing ambiental é uma mudança na forma das empresas fazerem negócios, pois exige que ela tenham responsabilidade e compromisso ambiental. Além disso, representa o conjunto de informações enviadas ao consumidor sobre o produto e o sistema produtivo, desde as ações da empresa junto ao meio ambiente durante a produção, até orientações sobre como utilizar o produto de forma mais eficiente, e sobre sua reutilização, reparação, reciclagem e descarte, se for o caso.

O que é Greenwashing?

Empresas que não consideram a variável «meio ambiente» como estratégica para seus negócios ou que, pior, procuram utilizá-la apenas para ludibriar o consumidor, não são consideradas empresas verdes. Em alguns casos, existe a prática de greenwashing, que é quando uma organização exagera ou engana os consumidores a respeito dos atributos ambientais de suas ofertas. As acusações de greenwashing podem surgir de diversas fontes, incluindo ambientalistas, imprensa, consumidores, concorrentes e comunidade científica, e podem ser sérias, duradouras e muito prejudiciais à reputação de uma empresa.
Muitos consumidores podem se sentir confusos quando expostos a propagandas de produtos verdes, pois têm dificuldades em separar aqueles que realmente são honestos, daqueles que apenas utilizam o termo «ambiental» como mais um artifício de marketing.
Consumidores em dúvida a respeito dos fatos reais nas campanhas em defesa da sustentabilidade, podem influenciar negativamente até mesmo as empresas bem intencionadas.